Pular para o conteúdo principal

Nanopublicidade: A Revolução na Era Pós Digital

A implementação de uma ideia inovadora surge quase sempre com um status de Revolução. Sabemos que revoluções geralmente rompem com o passado e tem por objetivo recriar o presente e o futuro – elas são a ponta do iceberg de algo muito maior e de longo prazo: “A Evolução”.

Cada revolução na comunicação e na publicidade sempre surge com tanta força que parece querer destruir as mídias anteriores. Mas, o fato é que cada mídia emergente faz com que a comunicação e a publicidade cresçam ainda mais. Assim como o rádio não destruiu os jornais impressos, a televisão não destruiu o cinema e os meios digitais não destruíram as mídias anteriores.

A Era Pós Digital na publicidade iniciou-se assim que o mundo percebeu que as mídias digitais – principalmente a Web – atingiram um nível de maturidade e escala consideráveis. Eu arriscaria a datar seu início no final de 2006. Esta nova Era não deverá destruir os meios anteriores, pois esses meios estão se adaptando a realidade econômica do mercado. Um exemplo dessa adaptação é a superação do formato dos jornais impressos, que começam a estruturar sua existência no meio digital, objetivando um aumento no seu alcance e influência.

No caso da publicidade, cada revolução gerou uma evolução. Hoje, 95 % do conteúdo mundial está digitalizado. Mais de três bilhões da população mundial têm, no mínimo, um telefone celular e mais de 824 milhões acessam a internet –, números que comprovam o fato de que já estamos vivendo na Era Pós Digital.

Hoje o consumidor tem acesso rápido a qualquer informação que esteja disponível no mundo digital e atingir cada um desses consumidores é o trabalho da Nanopublicidade. 

A “Nano”, como a apelido, permite identificar pequenos grupos de consumidores, que chamo de “Nanonichos”, e realizar uma comunicação orientada a individualização das necessidades de cada grupo, ao mesmo tempo em que permite atingir uma grande escala de consumidores por meio da soma dos diversos grupos. 

Isto é possível graças a estudos que fiz sobre a integração das disciplinas da publicidade com as disciplinas tecnológicas, como Data Mining, Clusterização e com outras disciplinas, como o Etnomarketing. Quando criei o termo Nanopublicidade, fui influenciado pelo trabalho de publicidade que realizei nos últimos anos junto com meus colaboradores do A1 Group. 

Sabemos que o sucesso de cada investimento publicitário é o resultado que ele produz, ou seja, o ROI (Return on Investment), onde todo o dinheiro investido deverá garantir um dinheiro + X para os anunciantes.

Isto não mudou, porém uma das principais vantagens da Nanopublicidade é a precisão, pois é uma metodologia que permite atingir um ou mais consumidores com o mínimo de desperdício em investimento financeiro, esforço e tempo. 

Não se preocupe em jogar fora os primeiros livros do Kotler ou esquecer tudo o que você aprendeu sobre propaganda e marketing. É saudável perceber a Nanopublicidade como mais uma ferramenta de comunicação, uma revolução da Era Pós Digital.

Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br

Abraços,
Daniela Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A volta de tecidos como renda, tule, guipure e laise

Há alguns anos, roupas de ou com detalhes de renda, tule, guipure e laise eram restritas ao vestuário infantil ou vestidos de casamentos e festas. Hoje, todos estes tecidos podem ser usados em qualquer peça de roupa e em quase todas as ocasiões. 🙏🏻 Sempre achei uma graça e um charme roupas com detalhes ou todas nestes tecidos, mas durante um tempo, elas estiveram no limbo 😔 e confesso, que as deixei fora do meu armário. 😶 Felizmente, elas voltaram e com força total. 💥💓 Separei algumas lindezas para vocês se inspirarem. Apreciem e encantem-se! 💝 Um modelo mais lindo que o outro, não é?! 😍

Saia longa, você também pode usar!

Usar saia longa nunca esteve tão em alta como nos últimos meses. A peça feminina e muito versátil cai bem em diversos tipos de ambientes, ocasiões e estilos de corpos. E embora muitas não saibam, pode ajudar a valorizar ainda mais a silhueta.  A saia longa e reta é a mais democráticas de todas e fica bem em todos os tipos de corpos. Saias extremamente longas , arrastando no chão, são mais indicadas para quem é bem alta e tem pernas longas. As baixinhas ficam menores com estes modelos e devem escolher os modelos que cobrem, no máximo, o peito do pé. Não perca tempo e invista em um ou alguns modelos, pois ela é uma ótima peça para compor o seu armário!  E não deixe de ficar de olho em nossa fanpage do Facebook:  https://www.facebook.com/marketingemodacomestilo . Temos sempre dicas e tendências lá! ;) 

Marketing de Guerrilha, tem como não amar?

Eu simplesmente ADORO marketing de guerrilha ! Principalmente quando envolvem intervenção urbana ou mobiliário urbano e muita criatividade.  Uma guerrilha pode transformar uma ação em algo extraordinário, assim como pode também detonar uma marca.  Interagir com o público é uma das maneiras mais certeiras de humanizar uma marca e trazê-la para as vidas cotidianas das pessoas. Mesmo que seja algo que não esteja no consumo padrão de uma pessoa, se esta pessoa for impactada, ela será mais uma sementinha do marketing . Afinal, nada mais certeiro e promissor para uma marca do que o bom e velho boca a boca. Ele não falha!  E agora com as redes sociais, o boca a boca ganhou proporções inimagináveis.  E você? Já foi impactado por alguma marca? Conhece algum produto que nunca usou na vida mas em algum momento vivenciou alguma ação que te marcou? Separei algumas ações para mostrar como esta prática faz a diferença. Algumas, TODA a diferença!