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Planejamento em marketing


"Um bom planejamento é essencial para se alcançar resultados. Em mercados complexos como os que envolvem parceiros de negócios, a situação não é diferente. No ambiente B2B, onde as ações se concentram majoritariamente no canal de marketing, é preciso ir além do mero feeling para se obter resultados positivos. É preciso planejar.

Entretanto, o papel de planejar modificou-se muito nos últimos anos. Ele passou da simples idéia – redação – criação, para algo muito mais elaborado. Algo que se renova em diversas etapas e que agora contempla uma interação muito mais eficiente com os departamentos criativos. 

Tendo como base essa nova realidade, o planejamento de uma ação deve elaborar, em primeiro lugar, a geração de um conceito levando em conta os vários desfechos possíveis para o resultado da mesma. 

Pensar nos reflexos positivos e/ou negativos é a segunda etapa de um planejamento bem feito. Afinal, toda estratégia pode resultar em sucesso ou fracasso. Vale aqui lembrar que muito do resultado está diretamente ligado ao planejamento realizado. 

Já o terceiro passo é pensar como o consumidor, lembrando-se que uma boa ação de marketing concentra seus resultados no público-alvo. Seja esse o consumidor final ou os parceiros de negócios aqui representados pelas empresas integrantes do seu canal de distribuição.

Em um canal de marketing, por exemplo, é preciso entender o papel desses parceiros dentro da estrutura de negócios que os une e como eles atuam dentro do guarda-chuva da comunicação da sua empresa. 

O uso de profissionais de criação deve ser intensificado e reforçado nas ações que envolvam diretamente a marca no ambiente do canal de marketing, pois é nele onde um rico e importante trabalho de branding e conhecimento da mesma pode ser executado a fim de fortalecê-la entre os parceiros. Conhecer profundamente o que está sendo ofertado também é fundamental para o sucesso de uma ação de comunicação.

Enfim, como no B2C, o planejamento de comunicação no B2B vem se tornando uma ferramenta cada vez mais integradora e decisiva. O caminho que vêm desde o conceito, passando pelos desdobramentos e que vai até a mente do publico alvo, deve manter sempre o mais importante: o entendimento do negócio do cliente".


Por Thiago Flores, formado em publicidade e propaganda e integrante do o núcleo de planejamento da dBrain, agência especializada em marketing de canais (Fonte: Exclusivo On Line)

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