Pular para o conteúdo principal

Design como diferencial competitivo

"A diversidade de produtos e o rápido desenvolvimento dos mercados fizeram com que o consumidor se sentisse cercado por diversas marcas e formas de consumo como nunca antes. Hoje é possível ter acesso a vários produtos mesmo que estes às vezes se encontrem do outro lado do mundo. Com a internet, a concorrência aumentou e as empresas necessitam cada vez mais encontrar novas formas de tornar seu negócio mais atrativo.

Nesse cenário, o design tem se tornado um aliado fundamental tanto para a efetivação da estratégia de marcas, quanto para a concepção de produtos com maior valor agregado. As empresas não conseguem mais apenas destacar seus produtos com bons preços ou boa distribuição. Em países onde a mão de obra é barata, manufaturar e distribuir produtos para diferentes mercados está ficando cada vez mais simples e fácil.

Dessa forma, investir em design passou a ser o diferencial competitivo, porque possibilita às empresas explorarem mais seus produtos, evidenciando atributos e melhorando-os cada vez mais. Cores e formatos passaram a ser um fator determinante na decisão de compra, que está em grande parte no ponto de venda. 

Na era da sustentabilidade, desenvolver produtos socialmente corretos é muito mais do que um diferencial, é uma questão de sobrevivência para as marcas. E nesse aspecto, o design está com a faca e o queijo na mão para se colocar definitivamente como uma peça importantíssima nos negócios. 

Entretanto, é necessário que as agências e escritórios de design estejam cada vez mais antenados no mundo dos negócios. Criar marcas e/ou produtos sem conhecer profundamente o mercado do cliente, pode causar problemas nas relações e fazer com que os próprios clientes não acreditem no real valor que o design pode agregar aos seus negócios.

A hora é agora. Não existe momento mais oportuno para o mercado do design emergir. Encontrar formas de expor cada vez mais os benefícios que o design pode oferecer é a alternativa para que mais empresas acreditem em seu potencial e utilizem desta ferramenta para impulsionar seus negócios".

Por Eduardo Przybylski, designer de informação da dBrain, agência especializada em marketing de canais (Fonte: Exclusivo On Line)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A volta de tecidos como renda, tule, guipure e laise

Há alguns anos, roupas de ou com detalhes de renda, tule, guipure e laise eram restritas ao vestuário infantil ou vestidos de casamentos e festas. Hoje, todos estes tecidos podem ser usados em qualquer peça de roupa e em quase todas as ocasiões. 🙏🏻 Sempre achei uma graça e um charme roupas com detalhes ou todas nestes tecidos, mas durante um tempo, elas estiveram no limbo 😔 e confesso, que as deixei fora do meu armário. 😶 Felizmente, elas voltaram e com força total. 💥💓 Separei algumas lindezas para vocês se inspirarem. Apreciem e encantem-se! 💝 Um modelo mais lindo que o outro, não é?! 😍

Saia longa, você também pode usar!

Usar saia longa nunca esteve tão em alta como nos últimos meses. A peça feminina e muito versátil cai bem em diversos tipos de ambientes, ocasiões e estilos de corpos. E embora muitas não saibam, pode ajudar a valorizar ainda mais a silhueta.  A saia longa e reta é a mais democráticas de todas e fica bem em todos os tipos de corpos. Saias extremamente longas , arrastando no chão, são mais indicadas para quem é bem alta e tem pernas longas. As baixinhas ficam menores com estes modelos e devem escolher os modelos que cobrem, no máximo, o peito do pé. Não perca tempo e invista em um ou alguns modelos, pois ela é uma ótima peça para compor o seu armário!  E não deixe de ficar de olho em nossa fanpage do Facebook:  https://www.facebook.com/marketingemodacomestilo . Temos sempre dicas e tendências lá! ;) 

Marketing de Guerrilha, tem como não amar?

Eu simplesmente ADORO marketing de guerrilha ! Principalmente quando envolvem intervenção urbana ou mobiliário urbano e muita criatividade.  Uma guerrilha pode transformar uma ação em algo extraordinário, assim como pode também detonar uma marca.  Interagir com o público é uma das maneiras mais certeiras de humanizar uma marca e trazê-la para as vidas cotidianas das pessoas. Mesmo que seja algo que não esteja no consumo padrão de uma pessoa, se esta pessoa for impactada, ela será mais uma sementinha do marketing . Afinal, nada mais certeiro e promissor para uma marca do que o bom e velho boca a boca. Ele não falha!  E agora com as redes sociais, o boca a boca ganhou proporções inimagináveis.  E você? Já foi impactado por alguma marca? Conhece algum produto que nunca usou na vida mas em algum momento vivenciou alguma ação que te marcou? Separei algumas ações para mostrar como esta prática faz a diferença. Algumas, TODA a diferença!