Pular para o conteúdo principal

Brasil registra queda no lançamento de embalagens

O Brasil registrou queda de 15,41% no lançamento de embalagens em 2010, com 12.048 unidades. O cenário mundial, no entanto, apresentou crescimento de 3,03%, segundo levantamento realizado pelo Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem da ESPM, a partir da ferramenta GNPD da Mintel. O resultado confirma a retomada da indústria global, após a queda no último trimestre de 2008 por conta da crise econômica.
O desempenho do setor em 2010 deixa a desejar se comparado a 2009, quando houve expansão de 18% e 274.273 novas embalagens foram colocadas no mercado, contra 265.530 em 2010. Os dois últimos anos também não superaram o ritmo de crescimento anterior à crise. De 2006 para 2007, por exemplo, houve expansão de 22,87%, tendo o número de embalagens saído de 197.513 para 242.693, enquanto de 2005 a 2009, o aumento foi de 60%.
Em comparação ao crescimento global, a queda no Brasil é vista como uma consequência tardia da crise. “Num primeiro momento, as empresas (brasileiras) mantiveram os lançamentos previstos, depois, vendo os efeitos da crise no mundo, levantaram o pé do acelerador e reduziram os lançamentos. O efeito dessa atitude apareceu em 2010”, explica Fabio Mestriner, Professor Coordenador do Núcleo de Estudos de Embalagem ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Cosméticos em franca expansão
Entre os países que mais lançaram embalagens em 2010, a novidade é o crescimento da Alemanha, que ultrapassou França e Japão, garantindo o terceiro lugar. Já Estados Unidos e Reino Unido ocupam a primeira e a segundo colocação, respectivamente, enquanto o Brasil está na sexta posição. Completam a lista Japão (4º), França (5º), Canadá (7º), México (8º), China (9º) e Índia (10º), que permanece no ranking devido à substituição acelerada do varejo de rua para o sistema de auto-serviço e à chegada do Walmart no país.

Entre as 10 categorias com maior número de embalagens lançadas no mundo no último ano estão, nesta ordem, maquiagem para os lábios, produtos para o rosto e pescoço, biscoitos doces, esmalte para unhas, produtos para o corpo, maquiagem para os olhos, produtos para o banho, shampoo, bolos e pastelaria e temperos. O ranking é um termômetro do potencial e desenvolvimento do mercado de cosméticos nos últimos cinco anos. Em 2005, apenas três das 10 categorias mais lançadas eram cosméticos.
“O mercado de cosméticos é o grande destaque do ano. Isso já vinha acontecendo nos últimos anos e mostra a impressionante ascensão da mulher como agente ativo do consumo. Ela vem atuando cada vez mais intensamente em atividades fora do lar e recebendo atenção especial da indústria”, aponta Mestriner.
Natura lidera ranking brasileiro
A preponderância dos cosméticos nos lançamentos de 2010 também pode ser observada no ranking das empresas que mais colocaram embalagens no mercado, já que oito das 10 listadas atuam no segmento. Mundialmente, aparecem Procter & Gamble, Unilever, Avon, Audi, Nestlé, Lòreal, Make-UP Art, The Body Shop, Oriflame e Biersdorf.

No Brasil, o cenário é semelhante, com a predominância de categorias ligadas à beleza e cosmética. No ranking nacional, em primeiro lugar aparecem os produtos para o corpo, seguidos por maquiagem para os lábios, tratamento para o cabelo, shampoo, condicionador, biscoitos doces, preparados e ingredientes para padaria, maquiagem para os olhos, produtos para o banho e desodorantes.
Em 2010, a Natura foi a empresa que mais lançou embalagens no país. No ranking estão também Avon, Akakia, O Boticário, Nestlé, Walmart, Unilever, Carrefour, Weckerle e Kraft. Apesar do destaque dos cosméticos, aparecem também duas grandes redes de supermercados, impulsionadas pelo aumento da participação das marcas próprias no país, que respondem por 15% do total de lançamentos em 2010.
Sustentabilidade e naturalidade em destaque
O mesmo não pode ser observado no cenário mundial. Em mercados maduros, as marcas próprias estão mais consolidadas, tendo sua participação no total dos lançamentos de embalagens caído para 19% em 2010, enquanto em anos anteriores este número chegou a 23%. Já no Brasil, as empresas aproveitam a expansão do segmento. “As marcas próprias têm o pulso do mercado e, portanto, perceberam que o consumo nacional não caiu, acelerando seus lançamentos”, diz Mestriner.

Outra mudança que vem se desenhando no cenário mundial diz respeito aos conceitos de sustentabilidade, naturalidade e orgânicos que aparecem com mais frequência nos rótulos. De acordo com o levantamento, o posicionamento mais adotado em 2010 foi “botânico/herbal”. Em seguida estão “sem aditivos/conservantes”, “hidratante”, “ético/embalagem bio-degradável”, “tempo/rapidez”, “duradouro/dura mais”, “fortificado com vitaminas e sais minerais”, “fácil de usar”, “orgânico” e “brilhante/clareador”.
“Os posicionamentos mais adotados indicam a crescente participação de embalagens e produtos que enfatizam a saudabilidade e a sustentabilidade. Estes dois movimentos estão integrados, pois ambos buscam qualidade de vida, tanto do consumidor, quanto do meio ambiente em que ele vive”, conta o Coordenador do Núcleo de Estudos de Embalagem ESPM.










































































Fonte: Mundo do Marketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A volta de tecidos como renda, tule, guipure e laise

Há alguns anos, roupas de ou com detalhes de renda, tule, guipure e laise eram restritas ao vestuário infantil ou vestidos de casamentos e festas. Hoje, todos estes tecidos podem ser usados em qualquer peça de roupa e em quase todas as ocasiões. 🙏🏻 Sempre achei uma graça e um charme roupas com detalhes ou todas nestes tecidos, mas durante um tempo, elas estiveram no limbo 😔 e confesso, que as deixei fora do meu armário. 😶 Felizmente, elas voltaram e com força total. 💥💓 Separei algumas lindezas para vocês se inspirarem. Apreciem e encantem-se! 💝 Um modelo mais lindo que o outro, não é?! 😍

Saia longa, você também pode usar!

Usar saia longa nunca esteve tão em alta como nos últimos meses. A peça feminina e muito versátil cai bem em diversos tipos de ambientes, ocasiões e estilos de corpos. E embora muitas não saibam, pode ajudar a valorizar ainda mais a silhueta.  A saia longa e reta é a mais democráticas de todas e fica bem em todos os tipos de corpos. Saias extremamente longas , arrastando no chão, são mais indicadas para quem é bem alta e tem pernas longas. As baixinhas ficam menores com estes modelos e devem escolher os modelos que cobrem, no máximo, o peito do pé. Não perca tempo e invista em um ou alguns modelos, pois ela é uma ótima peça para compor o seu armário!  E não deixe de ficar de olho em nossa fanpage do Facebook:  https://www.facebook.com/marketingemodacomestilo . Temos sempre dicas e tendências lá! ;) 

Marketing de Guerrilha, tem como não amar?

Eu simplesmente ADORO marketing de guerrilha ! Principalmente quando envolvem intervenção urbana ou mobiliário urbano e muita criatividade.  Uma guerrilha pode transformar uma ação em algo extraordinário, assim como pode também detonar uma marca.  Interagir com o público é uma das maneiras mais certeiras de humanizar uma marca e trazê-la para as vidas cotidianas das pessoas. Mesmo que seja algo que não esteja no consumo padrão de uma pessoa, se esta pessoa for impactada, ela será mais uma sementinha do marketing . Afinal, nada mais certeiro e promissor para uma marca do que o bom e velho boca a boca. Ele não falha!  E agora com as redes sociais, o boca a boca ganhou proporções inimagináveis.  E você? Já foi impactado por alguma marca? Conhece algum produto que nunca usou na vida mas em algum momento vivenciou alguma ação que te marcou? Separei algumas ações para mostrar como esta prática faz a diferença. Algumas, TODA a diferença!