O ano de 2012 foi marcado por grandes mudanças nos nossos hábitos,
consequentes das redes sociais. Pesquisa recente realizada nos Estados
Unidos pela Nielsen e pela NM Incite mostrou que o tempo gasto online em redes sociais aumentou 37% em relação ao ano de 2011.
Uma das maiores transformações está associada ao ato de assistir à televisão. No Brasil, cerca de 73% das pessoas acessam as redes sociais enquanto veem TV, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Esse hábito pode ser verificado nas postagens crescentes sobre os programas assistidos, tornando a televisão uma experiência compartilhada.
O aumento do acesso móvel colaborou para o aumento do tempo online, pois mesmo sendo os computadores pessoais os campeões de acesso às mídias sociais, os dispositivos móveis registraram um aumento de 63% em relação a 2011.
Outro grande boom que pudemos perceber no ano que passou foi a crescente adesão das empresas nas redes sociais. A América Latina foi uma das regiões que mais cresceu nesse tipo de acesso. Em relação ao Facebook, pesquisas mostram que cerca de 80% dos usuários curtem algum tipo de empresa, sendo que essa evolução trouxe uma grande descoberta ao consumidor: a mídia social é um dos melhores canais para reclamar dos fornecedores.
Por exemplo, para Celso Fortes, especialista em mídia digital e diretor de criação da agência digital Novos Elementos, uma das iniciativas mais importantes do ano veio da Coca-Cola. Na latinha do refrigerante, ao invés do endereço oficial do site, o que aparece é o Facebook: facebook.com/coca-cola.
Por falar em Facebook, essa foi uma das empresas que mais trouxe novidades nesse setor. Com novas funcionalidades, como a linha do tempo, a empresa está sempre inovando. As mensagens, por exemplo, estão sendo ainda mais utilizadas, e para muitos, substituem o e-mail.
O Twitter também evoluiu em 2012: em dezembro, chegou a mais de 200 milhões de usuários ativos por mês, sendo muito utilizado em grandes eventos mundiais, como a reeleição de Obama. O Pinterest também cresceu, ultrapassando o Tumblr em número de visitantes mensais únicos.
Uma das grandes apostas para 2013 é o avanço da publicidade nas redes sociais. Empresas como o Facebook já buscam novas estratégias para mensurar o resultado de anúncios e retorno sobre o engajamento dos fãs de marcas na rede, tendo em vista a promessa de ampliação dos investimentos das empresas no mundo digital.
Sem dúvida, as redes sociais mostram que, cada vez mais, terão vida longa entre o usuário. Não é a toa que as empresas eleitas como as mais influentes do planeta em 2012 estão no mundo virtual, como Facebook, Twitter, You Tube, Apple, Pinterest, Skype, Amazon, Tumblr e LinkedIn. E só depois vem o McDonald´s, que talvez fosse o primeiro nome lembrado há 15 anos.
Uma das maiores transformações está associada ao ato de assistir à televisão. No Brasil, cerca de 73% das pessoas acessam as redes sociais enquanto veem TV, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Esse hábito pode ser verificado nas postagens crescentes sobre os programas assistidos, tornando a televisão uma experiência compartilhada.
O aumento do acesso móvel colaborou para o aumento do tempo online, pois mesmo sendo os computadores pessoais os campeões de acesso às mídias sociais, os dispositivos móveis registraram um aumento de 63% em relação a 2011.
Outro grande boom que pudemos perceber no ano que passou foi a crescente adesão das empresas nas redes sociais. A América Latina foi uma das regiões que mais cresceu nesse tipo de acesso. Em relação ao Facebook, pesquisas mostram que cerca de 80% dos usuários curtem algum tipo de empresa, sendo que essa evolução trouxe uma grande descoberta ao consumidor: a mídia social é um dos melhores canais para reclamar dos fornecedores.
Por exemplo, para Celso Fortes, especialista em mídia digital e diretor de criação da agência digital Novos Elementos, uma das iniciativas mais importantes do ano veio da Coca-Cola. Na latinha do refrigerante, ao invés do endereço oficial do site, o que aparece é o Facebook: facebook.com/coca-cola.
Por falar em Facebook, essa foi uma das empresas que mais trouxe novidades nesse setor. Com novas funcionalidades, como a linha do tempo, a empresa está sempre inovando. As mensagens, por exemplo, estão sendo ainda mais utilizadas, e para muitos, substituem o e-mail.
O Twitter também evoluiu em 2012: em dezembro, chegou a mais de 200 milhões de usuários ativos por mês, sendo muito utilizado em grandes eventos mundiais, como a reeleição de Obama. O Pinterest também cresceu, ultrapassando o Tumblr em número de visitantes mensais únicos.
Uma das grandes apostas para 2013 é o avanço da publicidade nas redes sociais. Empresas como o Facebook já buscam novas estratégias para mensurar o resultado de anúncios e retorno sobre o engajamento dos fãs de marcas na rede, tendo em vista a promessa de ampliação dos investimentos das empresas no mundo digital.
Sem dúvida, as redes sociais mostram que, cada vez mais, terão vida longa entre o usuário. Não é a toa que as empresas eleitas como as mais influentes do planeta em 2012 estão no mundo virtual, como Facebook, Twitter, You Tube, Apple, Pinterest, Skype, Amazon, Tumblr e LinkedIn. E só depois vem o McDonald´s, que talvez fosse o primeiro nome lembrado há 15 anos.
Comentários
Postar um comentário