Pular para o conteúdo principal

Retrô: o antigo agora é novo


Atual é ser retrô. Essa frase pode parecer estranha para muitos leitores, mas a verdade é que ao analisar o comportamento, principalmente dos jovens da atualidade e das marcas, nos mais variados setores como moda, eletrônicos, cinema, música, indústria automobilística, entre outros, notamos uma verdadeira onda baseada nos mais diversos movimentos retrôs.      

Você já deve ter ouvido falar em Oldschool, Vintage? São alguns exemplos de movimentos retrôs que marcam época e conquistam, cada vez mais, o público jovem. Será a necessidade de ser autêntico? Diferente? Afinal, é isso que os jovens gostam e procuram uma maneira de se diferenciar, sair da rotina e do comum.

Os principais estudiosos definem a Geração Y, jovens entre 18 e 27 anos, como pessoas sempre ligadas, que falam a sua própria língua e são influenciadas pelos amigos. São emocionalmente inseguros e, ao mesmo tempo, decididos. Procuram fama e reconhecimento, além de novas experiências, as mais variadas, diferentes e inexploradas, todas as características que relaciono com o mundo retrô.
Em nossa atualidade, na qual as coisas se tornam rapidamente obsoletas, o retrô apresenta dois diferentes consumidores: os que adoram novidades e buscam as tendências de moda e os que gostam e admiram um produto antigo.

Os jovens valorizam as marcas e produtos que conservam suas embalagens antigas, que não alteram os seus valores e a sua essência durante sua trajetória. Independente de moderno ou retrô, o produto ou marca precisa de diferenciação para atrair os jovens, para falar a língua deles e conquistar a sua atenção.

Hoje ser retrô se tornou chique, um símbolo de status para os jovens. Com isso muitas marcas atentas a este mercado reconheceram e investiram nesse perfil como, por exemplo, o frigobar retrô da Brastemp, que mistura o passado da década de 1960 com o design atual.

Portanto, fica a pergunta: seria uma oportunidade para as marcas tradicionais também assumir esta onda e tornar-se popular entre os jovens?

*Fonte: Mundo do Marketing


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A volta de tecidos como renda, tule, guipure e laise

Há alguns anos, roupas de ou com detalhes de renda, tule, guipure e laise eram restritas ao vestuário infantil ou vestidos de casamentos e festas. Hoje, todos estes tecidos podem ser usados em qualquer peça de roupa e em quase todas as ocasiões. 🙏🏻 Sempre achei uma graça e um charme roupas com detalhes ou todas nestes tecidos, mas durante um tempo, elas estiveram no limbo 😔 e confesso, que as deixei fora do meu armário. 😶 Felizmente, elas voltaram e com força total. 💥💓 Separei algumas lindezas para vocês se inspirarem. Apreciem e encantem-se! 💝 Um modelo mais lindo que o outro, não é?! 😍

Saia longa, você também pode usar!

Usar saia longa nunca esteve tão em alta como nos últimos meses. A peça feminina e muito versátil cai bem em diversos tipos de ambientes, ocasiões e estilos de corpos. E embora muitas não saibam, pode ajudar a valorizar ainda mais a silhueta.  A saia longa e reta é a mais democráticas de todas e fica bem em todos os tipos de corpos. Saias extremamente longas , arrastando no chão, são mais indicadas para quem é bem alta e tem pernas longas. As baixinhas ficam menores com estes modelos e devem escolher os modelos que cobrem, no máximo, o peito do pé. Não perca tempo e invista em um ou alguns modelos, pois ela é uma ótima peça para compor o seu armário!  E não deixe de ficar de olho em nossa fanpage do Facebook:  https://www.facebook.com/marketingemodacomestilo . Temos sempre dicas e tendências lá! ;) 

Marketing de Guerrilha, tem como não amar?

Eu simplesmente ADORO marketing de guerrilha ! Principalmente quando envolvem intervenção urbana ou mobiliário urbano e muita criatividade.  Uma guerrilha pode transformar uma ação em algo extraordinário, assim como pode também detonar uma marca.  Interagir com o público é uma das maneiras mais certeiras de humanizar uma marca e trazê-la para as vidas cotidianas das pessoas. Mesmo que seja algo que não esteja no consumo padrão de uma pessoa, se esta pessoa for impactada, ela será mais uma sementinha do marketing . Afinal, nada mais certeiro e promissor para uma marca do que o bom e velho boca a boca. Ele não falha!  E agora com as redes sociais, o boca a boca ganhou proporções inimagináveis.  E você? Já foi impactado por alguma marca? Conhece algum produto que nunca usou na vida mas em algum momento vivenciou alguma ação que te marcou? Separei algumas ações para mostrar como esta prática faz a diferença. Algumas, TODA a diferença!