Reputação é hoje tão importante que passou a ser considerada o patrimônio mais valioso da empresa. Mas a construção desse “patrimônio intangível”, que inclui credibilidade e confiabilidade, não acontece de um dia para o outro.
Embora o gerenciamento da imagem da empresa seja extremamente importante, imagem não é a mesma coisa que reputação, e esse acaba sendo o erro de diversas empresas. Elas focam na projeção da imagem e esquecem da construção - de relacionamento, de monitoramento dos públicos, de ações voltadas para o social e de fazer uma comunicação com transparência e honestidade.
Para ampliar a reputação é necessário que se ouça além dos clientes, é preciso ouvir todos os públicos que interagem com a marca, os chamados stakeholders.
Stakeholders são os públicos de interesse de uma marca/organização, ou seja, as partes interessadas e envolvidas voluntária ou involuntariamente, trazendo benefícios para ambas as partes.
A empresa que não coloca a responsabilidade social no topo do seu negócio está indo na direção contrária, pois além de gerar uma imagem atrativa para os consumidores - cada vez mais atentos ao que as empresas andam fazendo - a empresa também contribui para os próprios resultados, com colaboradores mais motivados, reduzindo custos de turnover e criando mais competitividade no mercado.
Falamos de relacionamento e de monitoramento dos públicos de interesse, de ações voltadas para o social e de fazer uma comunicação com transparência e honestidade. A comunicação na construção de reputação engloba MUITAS ações, ela está no cerne da relação da empresa com todo o mercado.
Algumas destas ações comunicacionais incluem:
- comunicação interna - com foco na cultura organizacional e ética;
- comunicação externa - com foco na transparência e objetividade;
- criação de narrativas diferenciadas para cada público;
- manutenção da coerência entre o discurso e a prática;
- monitoramento abrangente e ágil de todas as informações e reações de redes sociais, web e imprensa, entre outros.
Além de uma conduta impecável, comunicar eficientemente os valores e atitudes da empresa influencia na criação das percepções dos stakeholders e na construção da reputação. Entretanto, crises reputacionais têm origem nos valores e não na estratégia de comunicação. O que define o julgamento definitivo em relação a uma marca é como ela se comporta em relação ao erro cometido.
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