Rebranding ou Rebrand é
o nome que se dá ao processo de criação de um novo nome, logotipo,
identidade (visual ou sonora) ou a combinação de todos estes elementos
de uma determinada marca, seja de um produto, um serviço ou mesmo uma
empresa.
Existem diversos motivos que podem levar uma marca a passar pelo processo de rebranding.
Entre as motivações mais comuns
destaca-se a necessidade de reposicionamento da marca, ou seja, quando
uma marca pretende distanciar-se da concorrência, aposta na
diferenciação e pode passar pelo processo de rebranding de
forma a demonstrar o seu novo posicionamento aos potenciais clientes,
aos concorrentes e mesmo aos accionistas, quando estes existem.
Outro dos motivos mais comuns é a
urgência da mudança, isto é, quando a marca transmite uma conotação
negativa devido a diversas situações como escândalos, crises ou
processos judiciais que afectam negativamente a sua imagem, nestes casos
o processo de rebranding pode atenuar a conotação atribuída à marca.
Existe também necessidade de efectuar um rebranding
após uma fusão ou aquisição para que exista uma harmonização da
estratégia de comunicação da empresa ou da marca, podendo também
acontecer quando uma empresa aumenta o seu portfólio ao adquirir
produtos de outra empresa, sentindo necessidade, também, de harmonizar a
linha de comunicação da marca ou devido a estratégias de segmentação de
produtos, optando por um rebranding nesse sentido.
Quando determinada empresa passa a ter
uma nova liderança, com uma nova direcção ou administração, sente também
necessidade de alterar a linha de comunicação de forma a vincar a nova
identidade da empresa e isso passa por um processo de rebranding.
Um processo como este não é uma decisão
que se possa tomar de ânimo leve, mesmo sendo por vezes urgente ou
necessário, é algo que altera, muitas vezes completamente, a imagem que
se tem de uma marca. Existem, por isso, riscos associados ao processo de
rebranding, que por vezes podem levar mesmo a uma redução da quota de mercado, resultado contrário aquele que se pretende.
Isto pode acontecer porque a mudança
pode não agradar aos clientes actuais, pois coloca-os novamente na
posição de ter de voltar a avaliar hábitos de consumo e ter de voltar
novamente a identificar-se com os valores que a marca representa, o que
após uma quebra de referências pode por em causa a sua lealdade. Para
evitar esta situação é necessário ter em conta não só os potenciais
clientes, mas também os clientes actuais que em geral são
desvalorizados, tratando-se como um dado adquirido.
Uma decisão importante como o rebranding
de uma marca deverá ser tomada com o máximo rigor e fundamento e deverá
ser apenas decidida após uma avaliação completa dos benefícios e
vantagens previstas que decorrem do processo de rebranding.
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