Segue matéria sobre nova estratégia da Kaiser, devidamente creditada. Vale ficar por dentro.
Há tempos afastados da publicidade, os sempre polêmicos testes cegos voltaram à TV na noite desta sexta-feira, 13, quando estreou a nova campanha criada pela Fischer+Fala para a Kaiser.
A primeira peça veiculada foi um comercial de um minuto no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo.
A estratégia é baseada em pesquisa realizada pelo Datafolha e auditada pela Ernst & Young com 2.560 consumidores de cervejas em nove capitais brasileiras. Eles participaram do teste cego - anunciado pela Kaiser como o maior já feito no país. Cinco marcas foram provadas.
No comercial, diante das garrafas de todas as concorrentes, o ator Humberto Martins anuncia o resultado: Kaiser em primeiro, com 20,1%, seguida por Skol (19,8%), Brahma (19,7%), Antarctica (19,4%) e Nova Schin (18,6%). "Estatisticamente, empate técnico", ironiza o ator.
"Essa Kaiser é, definitivamente, uma das cervejas mais gostosas do Brasil. Compare!", convida ele antes da assinatura final: "Kaiser, essa é gostosa".
O filme mostra ainda, em cenas reais, a surpresa de alguns entrevistados ao saberem que a cerveja que preferiram era a Kaiser. "Não acredito!" - diz um deles. O ator ressalta que muitas pessoas se surpreendem ao comparar Kaiser com sua cerveja preferida.
Em 2003, quando a Fischer atendia a conta da Nova Schin, a marca se envolveu em uma batalha com a AmBev ao veicular um comercial chamado "Teste cego". O filme mostrava as principais marcas de cerveja e um ator encarregado de testá-las. Mas ele só provava a Nova Schin, sugerindo que não havia necessidade de comparação com as outras.
A peça foi questionada pela AmBev no Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) e acabou sendo retirado do ar após liminar da justiça. Nova Schin e Fischer preparavam uma versão "B", na qual os rótulos das cervejas concorrentes apareciam encobertos. Mas o segundo comercial também acabou suspenso pela justiça. A AmBev veiculou, na mesma época, o filme "Teste surdo", criado pela AlmapBBDO para Antarctica, ironizando a campanha "Experimenta", desenvolvida pela Fischer para o lançamento da Nova Schin. No comercial da Antarctica, um personagem tapava os ouvidos para abafar o coro "Experimenta! Experimenta!" - repetido nas peças da Nova Schin. Após o locutor dizer que existia "muito barulho no mercado de cerveja", o protagonista provava a Antarctica e demonstrava sua preferência pela marca.
(Por Alexandre Zaghi Lemos - mmonline.com.br *13 de Novembro de 2009 às 21:05)
Abraços,
Daniela Lima
Há tempos afastados da publicidade, os sempre polêmicos testes cegos voltaram à TV na noite desta sexta-feira, 13, quando estreou a nova campanha criada pela Fischer+Fala para a Kaiser.
A primeira peça veiculada foi um comercial de um minuto no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo.
A estratégia é baseada em pesquisa realizada pelo Datafolha e auditada pela Ernst & Young com 2.560 consumidores de cervejas em nove capitais brasileiras. Eles participaram do teste cego - anunciado pela Kaiser como o maior já feito no país. Cinco marcas foram provadas.
No comercial, diante das garrafas de todas as concorrentes, o ator Humberto Martins anuncia o resultado: Kaiser em primeiro, com 20,1%, seguida por Skol (19,8%), Brahma (19,7%), Antarctica (19,4%) e Nova Schin (18,6%). "Estatisticamente, empate técnico", ironiza o ator.
"Essa Kaiser é, definitivamente, uma das cervejas mais gostosas do Brasil. Compare!", convida ele antes da assinatura final: "Kaiser, essa é gostosa".
O filme mostra ainda, em cenas reais, a surpresa de alguns entrevistados ao saberem que a cerveja que preferiram era a Kaiser. "Não acredito!" - diz um deles. O ator ressalta que muitas pessoas se surpreendem ao comparar Kaiser com sua cerveja preferida.
Em 2003, quando a Fischer atendia a conta da Nova Schin, a marca se envolveu em uma batalha com a AmBev ao veicular um comercial chamado "Teste cego". O filme mostrava as principais marcas de cerveja e um ator encarregado de testá-las. Mas ele só provava a Nova Schin, sugerindo que não havia necessidade de comparação com as outras.
A peça foi questionada pela AmBev no Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) e acabou sendo retirado do ar após liminar da justiça. Nova Schin e Fischer preparavam uma versão "B", na qual os rótulos das cervejas concorrentes apareciam encobertos. Mas o segundo comercial também acabou suspenso pela justiça. A AmBev veiculou, na mesma época, o filme "Teste surdo", criado pela AlmapBBDO para Antarctica, ironizando a campanha "Experimenta", desenvolvida pela Fischer para o lançamento da Nova Schin. No comercial da Antarctica, um personagem tapava os ouvidos para abafar o coro "Experimenta! Experimenta!" - repetido nas peças da Nova Schin. Após o locutor dizer que existia "muito barulho no mercado de cerveja", o protagonista provava a Antarctica e demonstrava sua preferência pela marca.
(Por Alexandre Zaghi Lemos - mmonline.com.br *13 de Novembro de 2009 às 21:05)
Abraços,
Daniela Lima
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