Pular para o conteúdo principal

Por que estão falando tanto de reputação?




Reputação é hoje tão importante que passou a ser considerada o patrimônio mais valioso da empresa. Mas a construção desse “patrimônio intangível”, que inclui credibilidade e confiabilidade, não acontece de um dia para o outro.

Embora o gerenciamento da imagem da empresa seja extremamente importante, imagem não é a mesma coisa que reputação, e esse acaba sendo o erro de diversas empresas. Elas focam na projeção da imagem e esquecem da construção - de relacionamento, de monitoramento dos públicos, de ações voltadas para o social e de fazer uma comunicação com transparência e honestidade.


Para ampliar a reputação é necessário que se ouça além dos clientes, é preciso ouvir todos os públicos que interagem com a marca, os chamados stakeholders.

Stakeholders são os públicos de interesse de uma marca/organização, ou seja, as partes interessadas e envolvidas voluntária ou involuntariamente, trazendo benefícios para ambas as partes.


Outro ponto muito importante para a construção de reputação é a atuação social, os consumidores passaram a ficar mais conscientes e preocupados com o impacto social do seu consumo e também das empresas, exigindo que as marcas sejam responsáveis socialmente e ambientalmente, agindo em benefício de ações externas, voltadas para a comunidade e o meio ambiente, mas também para o seu público interno — colaboradores, clientes e parceiros.

A empresa que não coloca a responsabilidade social no topo do seu negócio está indo na direção contrária, pois além de gerar uma imagem atrativa para os consumidores - cada vez mais atentos ao que as empresas andam fazendo - a empresa também contribui para os próprios resultados, com colaboradores mais motivados, reduzindo custos de turnover e criando mais competitividade no mercado.


Falamos de relacionamento e de monitoramento dos públicos de interesse, de ações voltadas para o social e de fazer uma comunicação com transparência e honestidade. A comunicação na construção de reputação engloba MUITAS ações, ela está no cerne da relação da empresa com todo o mercado. 
Algumas destas ações comunicacionais incluem:
  • comunicação interna - com foco na cultura organizacional e ética;
  • comunicação externa - com foco na transparência e objetividade;
  • criação de narrativas diferenciadas para cada público;
  • manutenção da coerência entre o discurso e a prática;
  • monitoramento abrangente e ágil de todas as informações e reações de redes sociais, web e imprensa, entre outros.

Além de uma conduta impecável, comunicar eficientemente os valores e atitudes da empresa influencia na criação das percepções dos stakeholders e na construção da reputação. Entretanto, crises reputacionais têm origem nos valores e não na estratégia de comunicação. O que define o julgamento definitivo em relação a uma marca é como ela se comporta em relação ao erro cometido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A volta de tecidos como renda, tule, guipure e laise

Há alguns anos, roupas de ou com detalhes de renda, tule, guipure e laise eram restritas ao vestuário infantil ou vestidos de casamentos e festas. Hoje, todos estes tecidos podem ser usados em qualquer peça de roupa e em quase todas as ocasiões. 🙏🏻 Sempre achei uma graça e um charme roupas com detalhes ou todas nestes tecidos, mas durante um tempo, elas estiveram no limbo 😔 e confesso, que as deixei fora do meu armário. 😶 Felizmente, elas voltaram e com força total. 💥💓 Separei algumas lindezas para vocês se inspirarem. Apreciem e encantem-se! 💝 Um modelo mais lindo que o outro, não é?! 😍

Saia longa, você também pode usar!

Usar saia longa nunca esteve tão em alta como nos últimos meses. A peça feminina e muito versátil cai bem em diversos tipos de ambientes, ocasiões e estilos de corpos. E embora muitas não saibam, pode ajudar a valorizar ainda mais a silhueta.  A saia longa e reta é a mais democráticas de todas e fica bem em todos os tipos de corpos. Saias extremamente longas , arrastando no chão, são mais indicadas para quem é bem alta e tem pernas longas. As baixinhas ficam menores com estes modelos e devem escolher os modelos que cobrem, no máximo, o peito do pé. Não perca tempo e invista em um ou alguns modelos, pois ela é uma ótima peça para compor o seu armário!  E não deixe de ficar de olho em nossa fanpage do Facebook:  https://www.facebook.com/marketingemodacomestilo . Temos sempre dicas e tendências lá! ;) 

Marketing de Guerrilha, tem como não amar?

Eu simplesmente ADORO marketing de guerrilha ! Principalmente quando envolvem intervenção urbana ou mobiliário urbano e muita criatividade.  Uma guerrilha pode transformar uma ação em algo extraordinário, assim como pode também detonar uma marca.  Interagir com o público é uma das maneiras mais certeiras de humanizar uma marca e trazê-la para as vidas cotidianas das pessoas. Mesmo que seja algo que não esteja no consumo padrão de uma pessoa, se esta pessoa for impactada, ela será mais uma sementinha do marketing . Afinal, nada mais certeiro e promissor para uma marca do que o bom e velho boca a boca. Ele não falha!  E agora com as redes sociais, o boca a boca ganhou proporções inimagináveis.  E você? Já foi impactado por alguma marca? Conhece algum produto que nunca usou na vida mas em algum momento vivenciou alguma ação que te marcou? Separei algumas ações para mostrar como esta prática faz a diferença. Algumas, TODA a diferença!