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Afinal, por que o Inbound Marketing não funciona tão bem no Brasil?




O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair o interesse e converter clientes usando conteúdo relevante. 

Também chamado de 'marketing de atração', o Inbound Marketing possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

Segundo a HubSpot, o Inbound Marketing é baseado em 4 grandes blocos: atrair, converter, fechar e encantar.


A estratégia do Inbound pode ser aplicada em diferentes negócios. Entretanto, a metodologia não funciona tão bem no Brasil. Como assim?!


Pois é, uma grande parte das empresas não tem como cultura organizacional fazer planejamento. E não há como implementar a metodologia de Inbound sem um planejamento bem definido e sem que seja executado da forma certa. 


Além desses, existem outros fatores que impedem o funcionamento do Inbound Marketing? 🤔

Sim, os principais erros estão estritamente ligados ao planejamento e a execução:

▪Falta de definição de metas e objetivos - elas estabelecem toda a rota a serem seguidas para alcançar o sucesso da estratégia digital;

Falta de desenvolvimento do perfil da persona - o Inbound não se restringe apenas a definição de público-alvo, vai além. Nele, é preciso adquirir um conhecimento mais aprofundado de seu target, buscando entender o que eles precisam, e através desses dados, desenvolver personas para definir a comunicação mais eficiente e formas de ganhar sua atenção, seu interesse e converter isso em vendas;

Escolha errada dos canais digitais - sim, esse é um ponto MUITO importante. Assim como definir corretamente suas personas, escolher os canais onde eles estão é imprescindível para o sucesso da estratégia. Muitas empresas acham que "presença online" é estar em todas redes e enchê-las de informações (pertinentes e não), sem que haja uma integração destes conteúdos. Para o Inbound funcionar, é necessário que haja uma oferta de conteúdo original e relevante para os usuários. Se não houver interesse pelo consumo de informações, ele não vai funcionar. Portanto, quando a empresa erra na escolha dos canais, certamente perde conversão (leads e vendas);

O brasileiro passa cerca de 30 horas por mês navegando, índice muito acima da média em relação ao restante da América Latina, que passa 22 horas conectada (dados da comScore Media Metrix). Diariamente, somos atulhados com informações de todos os tipos, mas cada vez menos, somos impactados com ações relevantes, que nos atraem e induzem ao consumo. 

▪ Não avaliar e mensurar as ações - só com uma avaliação de ações e dos resultados é possível saber o que está funcionando, quais objetivos estão sendo atingidos, o que precisa ser ajustado e que deve ser eliminado. 


Enfim, estes são os principais erros que impedem o sucesso de um projeto de Inbound Marketing. Só quem estiver alinhado com estratégia e execução, conseguirá conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência. 

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