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Marketing de guerrilha x marketing de emboscada


Apesar de aparentemente sugerir o mesmo significado, há uma diferença entre as ações de marketing de guerrilha e o marketing de emboscada.

O marketing de guerrilha normalmente ocorre sem grandes investimentos, em ações criadas para um dia ou pequenos intervalos de tempo, em locais de grande concentração de pessoas e tem a intenção de surpreender o público e gerar buzz se aproveitando do hábito das pessoas em compartilharem informações, imagens e vídeos a partir de seus celulares ou tablets. O impacto da ação nas pessoas presentes faz com que elas sejam os principais divulgadores da ação.

Exemplos: Veja alguns neste link Marketing de Guerrilha.

Já o marketing de emboscada (ambush marketing), é planejado para tirar proveito de um evento ou ação organizado por outra empresa ou serem praticados em eventos esportivos. O objetivo é conseguir divulgar a marca ou empresa através de cores ou logo da marca de maneira que a exposição não consiga ser bloqueada. Se houver transmissão midiática, o resultado é melhor ainda, pois consegue-se retorno sem alto investimento ou patrocínio.

Exemplos: O caso da cerveja Proibida com as Tchecas do Pânico, o programa era patrocinado pela Skol. Outro foi na Copa da África também por uma cerveja, a Bavária que colocou lindas modelos com vestido laranja na torcida, sendo que a patrocinadora oficial era a Budweiser. O fato foi notícia em vários portais e veículos.

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